You are currently viewing Escola de Governo e Cidadania debate sobre Perspectivas e Cenários do Desenvolvimento Econômico do Oeste Catarinense

Escola de Governo e Cidadania debate sobre Perspectivas e Cenários do Desenvolvimento Econômico do Oeste Catarinense

 

A Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS realizou na noite do dia (02/09), a décima quarta palestra deste ano, com o tema "Perspectivas e Cenários do Desenvolvimento Econômico do Oeste Catarinense", ministrado pelo Sr. Mauro de Nadal – Deputado Estadual.

A Sra. Rosimar Maldaner – Prefeita de Maravilha e Patronesse da 1ª turma deu abertura à aula da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS, falando de sua alegria em dispor de um espaço de aprendizado na área pública, fazendo a leitura do currículo do palestrante.

O Sr. Mauro iniciou sua fala abordando sobre a importância de fomentar o desenvolvimento, sendo que o grande desafio do Brasil é buscar o crescimento sustentável, sendo a conectividade uma das ferramentas essenciais para alavancar esse processo. Fez um breve comparativo da realidade de hoje, correlacionando a 35 anos atrás, nas áreas da agricultura, saúde, educação, infra-estrutura, concentração populacional, abordando os avanços e novas tecnologias que hoje estão disponíveis para facilitar e melhorar a qualidade de vida.

Abordou a importância da força do trabalho, do aumento da população, e principalmente da preocupação em manter essa grande parcela das pessoas inativas (custo Brasil), daqui alguns anos. A título de reflexão pontuou que precisamos nos unir e buscar uma alternativa para resolvermos os problemas de forma justa e igualitária.

Salientou que precisamos avançar na parte de logística, sendo: na parte de infra-estrutura, BRs duplicadas, sinalizadas; qualificação profissional: treinar e capacitar todos os setores da economia, ou seja, mão-de-obra qualificada, visando agilidade e competitividade; combater a política do desenvolvimento ao consumismo; e encurtar as distâncias (na saúde, educação e profissionalização).

De Nadal destacou ainda que Poder Público Municipal tem papel essencial e de suma importância neste processo, sendo necessário mobilizar e trabalhar de forma coletiva, envolvendo todos os atores nesta ação, para que haja nossos investimentos e parceiras e o desenvolvimento de programas bem estruturados.

E finalizou sua fala abordando sobre a revisão do Pacto Federativo, dizendo que é um objetivo a ser alcançado, o que irá melhorar e muito a questão da divisão da carga tributária, sendo que o mesmo define as funções de cada ente federado (União, Estados e Municípios), ou seja, quem faz o que e de onde sai o dinheiro.