You are currently viewing Dados do Levantamento Aerofotogramétrico são entregues a Prefeitos da AMERIOS

Dados do Levantamento Aerofotogramétrico são entregues a Prefeitos da AMERIOS

 

Todos os 295 municípios de Santa Catarina já receberam os dados do Levantamento Aerofotogramétrico, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). A conclusão das entregas ocorreu nesta sexta-feira, 23, em Maravilha, com a participação dos prefeitos vinculados à Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).

"Este é um produto que ajudará os prefeitos na execução de suas atividades e a melhorar da gestão pública em seus municípios", avaliou o chefe de gabinete da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, que representou o secretario Paulo Bornhausen na reunião. Lopes apontou a economia que o levantamento representa para as prefeituras. "Investimos R$ 12 milhões neste programa e entregamos sem custos aos municípios", concluiu. Para o secretário interino do Desenvolvimento Regional de Maravilha, Vilson Warmiling, "se dependesse dos municípios, certamente isto custaria muito" para as prefeituras.

O presidente da Amerios e prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti, destacou a parceria com o Governo do Estado e a SDS. As entregas foram realizadas em conjunto com as associações de municípios. "Agradecemos o Governo de Estado em nome da associação por abrir este caminho e trazer esta inovação para que os municípios possam contar com uma ferramenta que dará condições para termos melhor noção da questão hidrográfica, saneamento básico, plano diretor", disse Gonzatti.

O Levantamento Aerofotogramétrico teve início em 2008, mas foi acelerado a partir de 2010. A demanda pelo programa surgiu a necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. Os dados geoespaciais podem ser utilizados no planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

Em Maravilha, receberam os discos rígidos os prefeitos de Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhatai, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos, e o representante de Saltinho.