Aconteceu no dia 23 de agosto, sexta-feira, na sala de reuniões da AMERIOS em Maravilha, com início às 14:00 horas, importante reunião do colegiado dos secretários municipais de agricultura da AMERIOS, sob a coordenação da Sra. Márcia Rüdiger, Presidente do Colegiado e secretária de agricultura do município de Modelo.
O principal assunto em pauta foi sobre a Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Santa Catarina, com a participação dos Médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, segundo os mesmos a situação é muito Grave, principalmente no que se refere ao trânsito de animais, onde a doença é disseminada, e onde necessitam do apoio das secretarias de agricultura, para coibir algumas irregularidades que ocorrem, sendo impossível de serem fiscalizadas somente pela CIDASC.
Os Secretários demonstraram preocupação quanto aos custos gerados pela imunização dos rebanhos, custos estes atualmente arcados pelos produtores e pelo poder público municipal. Na opinião do Colegiado serão necessárias ações emergenciais pelos governos federal e estadual, por se tratar de uma questão de saúde pública, uma vez que animais infectados pela bactéria da brucelose, podem transmitir aos seres humanos, através da ingestão de leite cru ou queijo contaminado.
Ficou definido pelo Colegiado que será convocada uma reunião em data ainda a ser marcada entre agroindústrias, prefeitos, secretários de agricultura e representantes dos governos estadual e federal, para debater sobre este problema, que pode pôr em risco a maior fonte de renda dos produtores da região que é o leite.
Na sequência da reunião o Assessor em Desenvolvimento Regional da AMERIOS, Engº Agrônomo Marcos Orso repassou as informações sobre os preparativos para 8ª Expomerios, que acontecerá no parque de Exposições de Maravilha, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, Orso lembrou a todos da importância de envolver os produtores rurais na exposição, sendo esta uma ótima oportunidade dos mesmos expor seus produtos, bem como conhecer equipamentos e tudo o que de melhor vem sendo desenvolvido na agregação de valores da nossa microrregião.
Outro assunto em pauta foi sobre a necessidade de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, pelos serviços prestados pelas prefeituras aos munícipes, sobre este tema será encaminhado manual de fiscalização do CREA/SC, a todos os secretários municipais.
Finalizando a importante reunião a presidente do colegiado, agradeceu aos palestrantes e sugeriu que fosse agendado para o dia 13 de setembro, o próximo encontro do colegiado.