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Prefeita, prefeitos e equipe debatem temas em prol do fortalecimento dos municípios da AMERIOS

 

Reuniram-se na sede da AMERIOS para sétima Assembleia Geral Ordinária, em Maravilha, na tarde do dia (22/08), os Prefeitos e a Prefeita dos Municípios Associados para debaterem assuntos de interesse municipalista de grande importância à manutenção e a gestão das Administrações da região. O Presidente da AMERIOS, Sr. Norberto Paulo Gonzatti – Prefeito de Palmitos deu abertura a Assembleia, onde destacou a necessidade de aprofundar as discussões, visando melhorar as ações e projetos a todos os municípios filiados.

O Presidente Norberto iniciou sua fala abordando sobre a importância da ESCOLA DE GOVERNO E CIDADANIA DA AMERIOS, sendo que é a primeira turma da Escola, no Curso de "Aperfeiçoamento para Agentes Públicos", contendo temas teóricos e práticos, visando à formação dos Agentes Públicos, ou seja, àqueles que direta ou indiretamente exerçam alguma atividade pública, visando uma formação teórica voltada para o desenvolvimento de uma cultura político-democrática baseada em princípios éticos, no respeito aos direitos humanos e na participação popular como instrumento de gestão do Estado. A Prefeita, Sra. Rosimar Maldaner, patronesse da 1ª turma, juntamente com o Prefeito, Sr. Elizio Fonseca, Diretor da Escola destacaram que as aulas estão pautando assuntos de extrema importância a gestão dos municípios, juntamente com todos os prefeitos, sendo avaliado positivamente. Informaram que no início do mês de março de 2014 inicia a segunda turma da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS, sendo que as inscrições estarão disponíveis nos próximos dias no site da AMERIOS.

Logo após, o Presidente Norberto relatou que o CIS/AMERIOS estará ofertando um novo credenciamento na área de cirurgia aos seus municípios, visando melhor a qualidade de vida dos munícipes, disse que será o primeiro edital em cirurgias eletivas em ortopedia, conforme Termo de Credenciamento nº 01/2013. Depois da apresentação dos valores e procedimentos, o edital foi aprovado por unanimidade dos Prefeitos e da Prefeita.

Em seguida a Arquiteta Sra. Marlize Klamt Todescatto falou acerca das fiscalizações de obras públicas conforme exigências da Caixa Econômica Federal, vinculados à liberação de pagamentos conforme os boletins de medição. Disse que conforme orientação da CEF, os 50% do valor da obra já estarão disponíveis na conta dos municípios, após os 50% a mesma realizará vistoria de 80% e 100% da obra concluída, caso houver irregularidades, a CEF encaminhará direto ao Tribunal de Contas. Relatou que o Eng. Rafael dispensará atenção especial quanto aos boletins de medição, assegurando aos Prefeitos confiabilidade do que está sendo executado. Entregou aos Prefeitos relatório demonstrativo de custos de projetos e obras públicas realizadas pelo setor de engenharia no período de 2012, argumentando o trabalho realizado pela equipe de engenharia e arquitetura, colocando-se a disposição.

Também teve participação importante na Assembleia o Coordenador Engenheiro Agrônomo, Sr. Marcos Orso, onde abordou sobre a EXPOMERIOS/2013, sendo que a mesma acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013, tendo como local o Parque de Exposições de Maravilha. Informou que os projetos para angariar recursos estão bem encaminhados tanto em nível Federal quanto Estadual, que os Colegiados Regionais e CCO estão articulados e que, a programação está praticamente definida, com gratuidade em ingressos e estandes. Como este é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, definiu-se que o tema da feira estará voltado a questão de preservação da Água, lembrou a todos dos objetivos da feira que são a exposição de produtos coloniais, artesanato e equipamentos para agroindústrias familiares, valorizando ainda a cultura e talentos da região. Destacou as novidades desta edição sendo uma programação de shows mais reduzida, exposição de pássaros e pequenos animais, com parque inflável coberto, e exposição de máquinas e equipamentos de prestadores de serviço públicos. Lembrou que a partir do mês de setembro estará constituindo as comissões municipais, buscando o envolvimento de todos os setores para que a feira alcance os objetivos esperados.

Dando continuidade, o Assessor Jurídico, Dr. Marcos Perin abordou todas as questões pertinentes ao INSS, TCE, prazos e documentos pertinentes a pasta jurídica. Onde, depois dos debates foi mencionado a importância da criação do Colegiado de Procuradores Públicos da AMERIOS, sendo aprovado, sedo que o Dr. Marcos ficará responsável em organizar e coordenar o mesmo.

Na sequência foi entregue e apresentado as prestações de contas da AMERIOS e do CIS/AMERIOS, referente os meses de janeiro, fevereiro, marco, abril, maio, junho e julho/2103, sendo aprovadas por unanimidade.

E para encerrar o Presidente Norberto convidou todos os Prefeitos e a Prefeita para participar do evento do dia (23/08), referente a entrega do levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – SDS, nas dependência da AMERIOS.