Compartilhe

Informativo da 188ª Assembleia Geral da AMERIOS

Publicado em 30/05/2019 às 09:25 - Atualizado em 30/05/2019 às 09:28

No dia vinte e nove de maio, quarta-feira, com início às 8h30min, reuniu-se na sede da AMERIOS em Maravilha, os Prefeitos e a Prefeita dos municípios associados para deliberar pauta de interesse dos municípios, sob a presidência do Prefeito de Saudades - Sr. Daniel Kothe.

O Presidente Daniel cumprimentou a todos, falando da importância das Assembleias para discutir assuntos pertinentes as Administrações Públicas, visando o desenvolvimento e o crescimento de toda a região do Entre Rios.

O primeiro assunto a ser abordado, foi com relação ao CIGAMERIOS, onde a Sra. Miriane Sartori - Coordenadora do Colegiado de Saúde e Secretária de Saúde de Maravilha, juntamente com o Sr. Janir Bach – Secretário de Saúde de Santa Terezinha do Progresso e o Sr. Alexandre Fagundes - Secretário de Saúde de Cunha Porã, relataram a preocupação dos Secretários de Saúde quanto ao funcionamento do Consórcio CIGAMEROS na parte administrativa, no intuito de melhorar o fluxo dos serviços, para que os municípios possam atender e prestar os serviços com mais agilidade aos usuários.

Logo após, o Sr. Alexandre Fagundes - Presidente do COSEMS e Secretário de Saúde de Cunha Porã, apresentou o projeto Circuitos do Cicloturismo, relatando seu objetivo, a questão da saúde, qualidade de vida, aventuras, ecoturismo, integração entre as pessoas, valor econômico, explicando o que é necessário para a elaboração do Circuito de Cicloturismo, citando como exemplo o Vale Europeu. Esse projeto foi aprovado para ser realizado através do CIGAMERIOS.

O próximo assunto foi com relação o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, onde o Sr. Nelson Tresoldi de Campo Erê, abordou sobre o Comitê, falando das Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçú, onde disse que a Bacia hidrográfica é a região compreendida por um território e por diversos cursos d’água. O fórum é grupo de pessoas que se reúnem para discutir sobre um interesse comum - o uso d’água na bacia, sendo que a Bacia Hidrográfica do Rio das Antas possui 35 municípios em uma área de 5.962 Km². O comitê contém 32 entidades ativas e representadas, sendo uma entidade pública (usuários, sociedade e órgãos públicos), não tem fins lucrativos, sendo um trabalho voluntário. Os comitês decidem sobre: o uso que a sociedade quer fazer das águas; o que é preciso fazer para que as águas tenham condições de qualidade (instrumentos de gestão); propõe critérios de outorga na bacia; sugere os mecanismos de cobrança e valores a serem cobrados; decide onde e em que serão gastos os recursos; e estimula programas de educação ambiental e o uso de tecnologias que possibilitem o uso sustentável dos recursos hídricos.

 

Dando continuidade a Assembleia, o Presidente passou para os seguintes assuntos: Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, que acontecerá em São Miguel do Oeste no dia 1º de julho, Núcleo de Gestão de Convênios-NGC e Convênio com o Governo do Estado.

 

Logo após, foi entregue uma cópia da Prestação de contas referente os meses de março e abril de 2019 da AMERIOS e do CIS/AMERIOS.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Av. Euclides da Cunha, 160, Centro, Maravilha - SC
CEP: 89874-000